Barueri ultrapassa meta de vacinação de idosos contra gripe

A primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (gripe) ainda nem acabou, mas Barueri já imunizou 120% da população idosa pré-estabelecida e priorizada nessa fase inicial, ultrapassando, portanto, a meta de vacinar ao menos 90% do público-alvo, conforme preconiza o Ministério da Saúde.


Vai até a próxima quarta-feira (dia 15) a primeira etapa da Campanha, em curso em todo o país. Como medida de prevenção ao novo coronavírus, foram priorizados os idosos (grupo de risco para Covid-19), bem como profissionais de saúde e de segurança pública, que atuam na linha de frente.


O público-alvo desta primeira etapa em Barueri corresponde a 27 mil pessoas, das quais 17.643 são idosos.


As vacinas, enviadas pelo Ministério da Saúde, têm chegado aos poucos, não apenas em Barueri, mas em todas as cidades brasileiras. Até esta segunda-feira (dia 13), o município havia recebido do órgão responsável um total de 30.350 doses, mas não de uma vez. Nesse mesmo dia a Vigilância em Saúde recebeu autorização para buscar mais 5.600 doses, que permitirão a retomada da imunização em breve. O público estimado para essa vacina até o final da campanha em Barueri é de 78.642 pessoas.


A partir do dia 16 de abril começa a segunda fase da Campanha, na qual poderão ser vacinados professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.


A terceira e última etapa vai de 9 a 22 de maio, quando poderão ser vacinadas crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas, e adultos de 55 a 59 anos, povos indígenas, privados de liberdade, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa e funcionários do sistema prisional.


Como medida de segurança, Barueri criou 18 postos de vacinação fora das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que estão dedicadas ao atendimento de sintomáticos para Covid-19. A medida foi tomada para não expor pessoas saudáveis ao vírus.





© 2020  Prefeitura de Barueri. Todos os direitos reservados.