UBSs já atenderam mais de 2.130 pessoas com suspeita de coronavírus

Desde a metade de março, quando foi confirmado o primeiro caso de coronavírus em Barueri, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), geridas pela Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs), passaram por uma reformulação de emergência que priorizou o atendimento de pacientes com sintomas da doença.


O piso térreo das 19 UBSs foi totalmente dedicado a esses casos como forma de garantir a assistência e conter a disseminação do vírus. Até o dia 5 de junho foram realizados 2.133 atendimentos exclusivos a sintomáticos.


Desse total, 1.370 pessoas com suspeita de Covid-19 foram colocadas em isolamento domiciliar, 763 foram diagnosticadas como não covid e 185, com sintomas mais graves, foram encaminhadas para exames.


No período mencionado, a UBS Armando Gonçalves de Freitas, do Parque Imperial, foi a unidade que mais encaminhou pacientes para isolamento domiciliar, totalizando 313. Em seguida vem a UBS Maria Francisca de Melo, do Parque Viana, com 168 isolamentos. A UBS Hélio Berzaghi vem logo atrás, com 121 indicações de isolamento. As UBSs Maria Magdalena Macedo, do Jardim Santa Cecília, e Benedicta Carlota, do Jardim Silveira, foram as que tiveram a menor taxa de encaminhamentos para isolamento, com 23 e 9 indicações, respectivamente.


A semana de 23 a 29 de março foi a que registrou maior índice de suspeitos da Covid-19 nas UBSs, com 209 isolamentos. O número voltou a subir na semana de 1 a 7 de junho, quando 165 pessoas foram isoladas. De 11 a 17 de maio também houve uma incidência maior, totalizando 151 isolamentos. Importante lembrar que as semanas com feriados registraram uma queda natural, devido aos dias em que as UBSs estavam fechadas.


“As ações realizadas nas Unidades Básicas de Saúde do município de Barueri visam orientar, identificar e, se necessário, diagnosticar os pacientes com sintomas suspeitos de Covid-19”, explica o coordenador da Cabs, Claudinei Alves Rodrigues.


Maior suporte aos sintomáticos

A atuação das UBSs durante esse período de pandemia tem ajudado muito no atendimento de sintomáticos do novo coronavírus, direcionando os casos que precisam de maior investigação, atendendo aos sintomáticos leves sem que precisem ir aos prontos-socorros e dando o suporte necessário aos casos que não correspondem à Covid-19.


Além disso, todo paciente com suspeita ou comprovação de Covid-19 recebe monitoramento da equipe de enfermagem e de saúde mental a cada 48 horas por telefone até que os sintomas desapareçam. Os casos que apresentam alguma gravidade recebem encaminhamento ao especialista.




© 2020  Prefeitura de Barueri. Todos os direitos reservados.